Notícia
6 cuidados ESSENCIAIS com os limpadores de para-brisa.
6 cuidados ESSENCIAIS com os limpadores de para-brisa.
21/01/2020 às 10:30

Esquecidas por alguns motoristas, as palhetas do limpador de para-brisa são itens importantes no veículo.


Para que servem?


Para garantir uma boa visibilidade, as palhetas servem para retirar o excesso de água do vidro em dias de chuva.


Checando as condições dos limpadores.


A palheta do limpador deve ser trocada no máximo uma vez por ano. Porém, se o uso dessa peça for frequente, a borracha pode se deteriorar mais rápido. Se você perceber que o vidro embaça após a limpeza, pode ser um sinal de que está na hora de substituir a palheta.

Existem outros motivos que também desgasta a peça, como temperatura, sol, materiais ácidos ou alcalinos presentes na água e a própria sujeira.


Uma palheta desgastada pode fazer com que o sistema do braço do motor elétrico (responsável pelo vai e vem do limpador) faça um esforço maior, gerando uma sobrecarga que pode até paralisar o equipamento, sendo muito perigoso em uma estrada, com chuva, por exemplo.

Riscos nos vidros e alteração do ângulo da peça são outros problemas que podem aparecer, atrapalhando a visibilidade e fazendo um esforço desnecessário, causando ruído, trepidação e perda da eficiência.


Cuidados com os limpadores de Para-brisa:


- Procure manter o reservatório sempre cheio;

- NUNCA utilize álcool ou querosene, pois ressecam a borracha;

- Esguiche um pouco de água no vidro sempre que for acionar a palheta, ela ajuda na limpeza da sujeira acumulada no vidro;

- Não misture no reservatório de água produtos químicos que não sejam recomendados para essa finalidade;

- Quando for limpar o veículo, use um pano umedecido com produtos neutros;

- Mantenha sempre o esguicho direcionado para o centro do vidro, na área de visão que precisa ser realmente limpa. Se estiver muito para baixo ou muito para cima não ajuda na limpeza.


Utilize sempre palhetas de boa qualidade. Não se esqueça de verificar o modelo adequado para o seu carro no Manual do Fabricante.


Siga a gente no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo!


Fonte: Azul Seguros / Widmen