Notícia
Astypalea - Ilha inteligente e sustentável. Confira!
Astypalea - Ilha inteligente e sustentável. Confira!
11/11/2020 às 12:00

Em parceria entre o governo local e o grupo Volkswagen, a pequena ilha de Astypalea, na Grécia, servirá como modelo de mobilidade inteligente e livre de emissões. A ilha quer provar que um sistema de transporte puramente elétrico já é possível hoje, sem quaisquer restrições à mobilidade de seus habitantes.

Cerca de 1.300 pessoas vivem na ilha, além disso, mais de 70.000 turistas visitam a ilha todos os anos. Astypalea deseja converter sua frota de veículos a combustão em veículos elétricos o mais rápido possível, se tornando a primeira região do mundo a atingir um tráfego totalmente livre de emissões. Mesmo a pioneira da e-mobilidade, Noruega, ainda está longe de conseguir isso.




Planejamento


Todo o tráfego da ilha será convertido para e-mobilidade, incluindo o sistema de transporte público, veículos das autoridades locais (polícia, paramédicos) e empresas, e veículos particulares dos habitantes. Os destaques são os novos serviços de car sharing e ride sharing, modernizando radicalmente o transporte público na ilha. Ao contrário da antiga rede de ônibus, eles atenderão todos os cantos da ilha. Junto, o compartilhamento de carros e-cars, e-scooters e e-bikes também serão integrados, podendo reduzir o número de veículos em Astypalea de 1500 a 1000 unidades, enquanto a mobilidade será melhorada.

 


Abastecimento


Atualmente, a eletricidade da ilha é obtida quase inteiramente por geradores a diesel. No futuro, grande parte da demanda de eletricidade para residências, empresas e tráfego será atendida por sistemas de energia eólica e solar, que o governo grego instalará na ilha. A frota elétrica será movida inteiramente por eletricidade renovável verde, onde será criada uma rede nacional de estações de carregamento públicas e privadas.

 


Começo


Espera-se que os primeiros veículos elétricos sejam implantados no primeiro semestre de 2021. Os primeiros veículos devem ser veículos do governo, seguidos pelos primeiros veículos particulares entregues aos clientes, que serão vendidos por meio de concessionárias, com o governo grego apoiando a compra por meio de programas de subsídios.

 

 

"Política, negócios e sociedade têm a responsabilidade comum de limitar as mudanças climáticas", disse Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen. "Nosso objetivo de longo prazo é uma mobilidade neutra para o clima e para todos. E com o projeto Astypalea iremos explorar como realizar essa visão já hoje. A mobilidade eletrônica e a mobilidade inteligente irão melhorar a qualidade de vida, ao mesmo tempo que contribuem para um futuro neutro em carbono." Konstantinos Fragogiannis, vice-ministro grego de negócios estrangeiros, falou: "hoje é um grande dia para Astypalea, a região do Dodecaneso, o Mar Egeu e toda a Grécia".

"Hoje estamos lançando o primeiro projeto ´Smart Green Island` em nosso país, o que marca uma grande mudança em nossa visão. O transporte elétrico e um plano de ação verde e sustentável terão um impacto positivo na vida cotidiana dos habitantes da ilha. Combinado com um sistema de transporte público pioneiro, estamos transformando ideias futuristas em realidade."




Gostou do conteúdo? Siga a gente no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo!

Fonte: Volkswagen | Uol



*/