Como o próprio nome já diz, o fluido de freio é um liquido especial utilizado no sistema de freios do carro. Sua principal função é transferir a pressão exercida sobre o pedal de freios até as pastilhas e sapatadas do veículo.
O fluido de freio tem como características principais uma baixa taxa de compressão (compressibilidade) e alto ponto de ebulição. Para entender melhor:
A cor do fluido varia de acordo com o fabricante. A qualidade é medida pelas duas características (ponto de ebulição e compressibilidade) e não pela coloração.
O fluido de freio é classificado pelo Departamento de Transporte dos EUA por DOT3, DOT4 e DOT5.
O fluido de freio é importantíssimo para a segurança e uma frenagem adequada do veículo. Com o passar do tempo ele absorve umidade do ar e vai se diluindo, ficando “aguado” e perdendo suas características originas.
Com a diluição ocorre uma redução no ponto de ebulição do fluido de freio, fazendo com que o freio ferva com mais facilidade, ocorrendo a falha na frenagem do veículo devido às bolhas que se formam com o fervor. Ou seja, há uma significativa perda de compressibilidade.
Por esse motivo, recomenda-se a substituição preventiva do fluido de freio uma vez por ano ou a cada 10.000km rodados. Sendo sua substituição no máximo a cada dois anos ou 20.000km.
Existem ferramentas próprias de diagnostico do fluido de freio, uma delas mede o seu ponto de ebulição e outra detecta a porcentagem de água já absorvida do meio ambiente, que não deve passar de 4%.
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Fontes: Breque Auto Freios | High Torque