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Guia rápido: Fluido de freio
Guia rápido: Fluido de freio
18/06/2020 às 12:00

Afinal, para que serve o fluido de freio?


Como o próprio nome já diz, o fluido de freio é um liquido especial utilizado no sistema de freios do carro. Sua principal função é transferir a pressão exercida sobre o pedal de freios até as pastilhas e sapatadas do veículo.

 


Quais são as características do fluido de freio?


O fluido de freio tem como características principais uma baixa taxa de compressão (compressibilidade) e alto ponto de ebulição. Para entender melhor:


    • Compressibilidade: Ao acionar o freio, o fluido não deve perder em volume e transmitir essa pressão à outra extremidade do sistema, no caso as pastilhas e sapatas de freios que estão junto às rodas. Se o fluido não for de qualidade ou está velho, você tem a sensação que precisa pisar mais fundo para que ocorra a frenagem.


    • Ponto de ebulição: O fluido de freio trabalha com altas temperaturas geradas pelo atrito dos discos com as pastilhas de freio ou das sapatas com os tambores. Portanto, se o ponto de ebulição fosse muito baixo, ele literalmente ferveria e causaria bolhas, atrapalhando a frenagem do veículo.

 


A cor do fluido influência?


A cor do fluido varia de acordo com o fabricante. A qualidade é medida pelas duas características (ponto de ebulição e compressibilidade) e não pela coloração.

O fluido de freio é classificado pelo Departamento de Transporte dos EUA por DOT3, DOT4 e DOT5.


    • DOT3: Têm o ponto de ebulição mínimo determinado pelo DT EUA mais reduzido, de 205 ºC. É um tipo de fluido mais econômico.


    • DOT4: Tem o ponto de ebulição padrão mínimo de 230 ºC e é o fluido utilizado com mais frequência pela maioria das montadoras.


    • DOT5: O ponto de ebulição mínimo é de 260 ºC e é utilizado para veículos de maior performance, como os carros de competição. Neste caso temos uma subdivisão entre DOT5 e DOT5.1. DOT5 é à base de silicone e o DOT5.1 à base de óleos minerais. A desvantagem do fluido à base de silicone (DOT5) é a de que ele não pode se misturar com outros.

 



Manutenção: Quando devo trocar o fluido de freio?


O fluido de freio é importantíssimo para a segurança e uma frenagem adequada do veículo. Com o passar do tempo ele absorve umidade do ar e vai se diluindo, ficando “aguado” e perdendo suas características originas.

Com a diluição ocorre uma redução no ponto de ebulição do fluido de freio, fazendo com que o freio ferva com mais facilidade, ocorrendo a falha na frenagem do veículo devido às bolhas que se formam com o fervor. Ou seja, há uma significativa perda de compressibilidade.

Por esse motivo, recomenda-se a substituição preventiva do fluido de freio uma vez por ano ou a cada 10.000km rodados. Sendo sua substituição no máximo a cada dois anos ou 20.000km.



Curiosidade:


Existem ferramentas próprias de diagnostico do fluido de freio, uma delas mede o seu ponto de ebulição e outra detecta a porcentagem de água já absorvida do meio ambiente, que não deve passar de 4%.




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Fontes: Breque Auto Freios | High Torque