Notícia
Manutenção preventiva = ECONOMIA. Confira!
Manutenção preventiva = ECONOMIA. Confira!
07/08/2020 às 12:00

Você é daquele tipo de pessoa que procura uma oficina só quando o seu veículo apresenta um problema? Ou melhor, acha que está economizando não fazendo a manutenção preventiva do seu veículo, já que ele parece estar com tudo “ok”? Saiba que você está sendo vítima de uma falsa impressão de economia.

Depois de perceber falhas no veículo, cada visita na oficina está saindo bem mais cara do que seria caso você realizasse as revisões em dia.

A manutenção preventiva serve exatamente para prever problemas no carro e resolvê-los antes que eles se tornem um risco para sua segurança e seu bolso. Acompanhe nossas dicas e entenda de uma vez por todas as vantagens, benefícios da manutenção preventiva do seu veículo e os motivos fundamentais para manter seu carro sempre em boa condição. Confira:

 


Garanta maior segurança para você, sua família e para o trânsito em geral.


Imagine, por exemplo, você tenta frear o seu veículo e percebe que ele não está com a mesma eficiência de antes. Ou então você está rodando com o seu veículo e, de repente, enfrenta problemas com o câmbio e não consegue mais mudar de marcha. Esses são alguns problemas que podem ocorrer se você não se prevenir. Lembre-se de que tudo no seu carro é programado para funcionar em conjunto. Quando um componente, por mais simples que pareça, passa da vida útil e começa a sofrer um desgaste exagerado, pode causar grandes danos à segurança de sua família. Por isso, acompanhar as condições das peças é fundamental para dirigir de forma segura!

 


Evite surpresas desagradáveis.


Ao realizar a manutenção preventiva de seu veículo você evita o risco de algum componente para de vez e te deixar na mão por causa de uma pane elétrica, por exemplo, já que todas as peças têm uma vida útil especifica e apresentam sintomas quando estão sofrendo desgaste. Muitas questões do seu carro podem ser acompanhadas e resolvidas antes mesmo de virarem problemas.

 


Revisões = Economia.


Existem dois motivos principais que fazem com que realizar as manutenções preventivas faça você economizar dinheiro. O primeiro motivo é que um carro desregulado, geralmente, consome mais combustível e faz com que suas peças se desgastem mais rápido. O segundo motivo é que as manutenções corretivas sempre serão mais caras do que as preventivas.

Podemos dar um exemplo na prática: Se na revisão você precisa gastar R$ 100,00 trocando uma pequena peça que chegou ao fim da vida útil significa que, se não trocada, ela pode prejudicar outras peças e até um sistema todo, causando gastos muitos maiores.

Então, se você deseja diminuir seus gastos, a melhor dica é realizar todas as revisões programadas.

 


E quando devo realizar as manutenções?


No manual de instruções do seu veículo você encontra todas as informações que precisa para manter o seu carro em bom estado e também consegue saber quais são as verificações e o período em que elas devem acontecer.

Outra dica é contar sempre com um mecânico de confiança que acompanhe o histórico do seu veículo e ajude você a entender as particularidades dele, já que as orientações do fabricante são pensadas para um uso geral do carro, mas cada proprietário tem necessidades diferentes. Alguém que viaja bastante e enfrenta estradas em más condições, por exemplo, certamente precisará realizar as manutenções em um tempo menor.

O peso que você coloca em seu carro, a maneira de dirigir e as condições das ruas por onde você anda podem exigir cuidados diferenciados, por isso, eleja uma oficina na qual tenha confiança e acompanhe o histórico do seu carro para entender as necessidades da manutenção preventiva.

Há também alguns elementos mais básicos, mas de extrema importância que você pode avaliar sozinho. Verifique toda semana o estado do líquido de arrefecimento, a pressão de ar dos pneus e o nível de óleo do motor. Observe também com frequência o funcionamento das luzes (setas, lanternas e faróis), o desgaste dos pneus e as condições dos equipamentos de segurança (triângulo, macaco e estepe).

 


O que deve ser observado no carro?


Todos os componentes são importantes para o funcionamento correto do veículo. Listamos para você alguns dos itens fundamentais e seu período de manutenção (olhe sempre o manual do seu veículo). Confira:

Filtro de ar – Uma vez por ano;

Fluido de freios – Uma vez por ano;

Óleo lubrificante e filtro de óleo – A cada 5 ou 10 mil quilômetros;

Discos, pastilhas e outras peças de freio – A cada 10 mil quilômetros;

Alinhamento e balanceamento – A cada 10 mil quilômetros;

Filtro de combustível – A cada 10 ou 15 mil quilômetros;

Sistema de arrefecimento – A cada 30 mil quilômetros.

 

Para aproveitar o seu carro por muito mais tempo e mantê-lo em boas condições, conte sempre com um bom mecânico, acompanhe o manual do seu veículo e cumpra todos os prazos de manutenção preventiva.



Qual outro componente você acha essencial e que devemos dar uma atenção maior? Comente abaixo:



Gostou do conteúdo? Siga a gente no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo!

Fonte: Nakata

*/