Notícia
Novo trem movido a hidrogênio irá ser testado na Alemanha.
Novo trem movido a hidrogênio irá ser testado na Alemanha.
02/12/2020 às 12:00

Com testes programados para começar em 2024, a operadora ferroviária nacional da Alemanha, Deutsche Bahn (DB), quer substituir os trens a diesel por um novo trem que será movido por células de combustíveis de hidrogênio e baterias de íon-lítio, o Mireo Plus H.

O modelo terá um alcance de 600 quilômetros e velocidade máxima de 160 km/h, viajará entre as cidades Tübingen, Horb e Pforzheim, no estado de Baden-Württemberg, localizado no sudoeste da Alemanha. Só na fase de teste, a empresa Deutsche Bahn calcula que impedirá cerca de 330 toneladas de dióxido de carbono de entrarem na atmosfera.



A empresa não é a primeira a testar os trens a hidrogênio, que estão ganhando força na Europa.



Desde 2018, a empresa francesa Alstom opera na cidade de Salzgitter, na Alemanha, com o Coradia iLint, equipado com células de combustível que convertem hidrogênio e oxigênio em eletricidade. Legal né?



Coradia iLint - Alstom


Além de operar na Alemanha, o grupo tem um serviço comercial de trem a hidrogênio na Áustria e recentemente realizou testes bem-sucedidos na Holanda.

 


A meta da Deutsche Bahn é usar 100% de energia verde até 2038, quando as últimas usinas movidas a carvão do país serão fechadas. Hoje utilizam 60%.

 

“Precisamos reduzir nosso consumo de combustível fóssil a zero”, disse Sabina Jeschke, membra do conselho da DB. “Só então conseguiremos um impacto neutro no clima até 2050. Nesse ponto, não teremos um único trem movido a diesel operando em nossa frota.”





Gostou do conteúdo? Siga a gente no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo!

Fonte: Exame


*/