Notícia
Scania apresenta seu 1º caminhão 100% elétrico.
Scania apresenta seu 1º caminhão 100% elétrico.
22/10/2020 às 12:00

A Scania, uma das marcas mais tradicionais do mercado de caminhões, lançou sua primeira linha de caminhões elétricos na Europa. Ainda não há previsões de venda no Brasil.




O primeiro caminhão 100% elétrico da Scania está disponível com baterias de 165 ou 300 kWh, contando com um motor elétrico de 230 kW que entrega 310 cv e torque de 2.200 Nm. O modelo mais básico, de 165 kWh, utiliza cinco baterias, enquanto a versão de 300 kWh traz nove unidades de alimentação, podendo chegar a uma autonomia de até 250 km com apenas uma carga.

Sem um motor a combustão, uma das baterias foi armazenada onde antes ficava o propulsor e as demais foram dispostas ao longo da lateral do chassi.


De acordo com a Fabricante, o caminhão é recarregado com um conector do tipo CCS (Combined Charging System). A edição mais básica do modelo pode ser totalmente recarregada em aproximadamente 55 minutos, enquanto a versão mais top, de 300 kWh, precisa de menos de 100 minutos “na tomada” para ser totalmente carregada.

“Estamos convencidos de que os clientes progressistas estarão ansiosos para liderar o caminho para a eletrificação, dando os primeiros passos para preparar suas frotas para o futuro”, disse Anders Lampinen, diretor de Novas Tecnologias da Scania.




Além dos modelos elétricos, a Scania também irá disponibilizar caminhões híbridos plug-in, que podem ser recarregados na tomada. Além do motor a combustão (diesel ou gás), o modelo acompanha um motor adicional de até 360 cv, que garante autônima de até 60 km usando apenas eletricidade. O caminhão também utiliza carregamento rápido e apenas 35 minutos são suficientes para alimentar 80% da fonte de energia.

Com essa iniciativa, a Scania acaba saindo na frente da rival Alemã, Mercedes, que prometeu o início da produção em série da versão elétrica do Actros para o ano que vem. Enquanto isso, a Volvo também já oferece os modelos FL e FE movidos a eletricidade, ainda de forma limitada.


Além do ganho ambiental, caminhões elétricos se mostram mais vantajosos em grandes centros urbanos europeus, já que, segundo a Scania, há atualmente cerca de 274 áreas de restrição a veículos a diesel nos países do continente.

Segundo o CEO da Scania, Henrik Henriksson, o objetivo é trazer cada vez mais soluções voltadas para o mercado de elétricos com mais aplicações comerciais.

“Nos próximos anos, lançaremos anualmente veículos elétricos para toda a linha de produtos e, no momento, estamos reorganizando nossa produção para esse fim”, explica o executivo. "Em alguns anos, também apresentaremos caminhões elétricos de longa distância adaptados para carregamento rápido durante os períodos de descanso obrigatórios de 45 minutos dos motoristas."



Gostou do conteúdo? Siga a gente no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo!

Fonte: G1 | TecMundo


*/