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Venda dos 100 primeiros caminhões elétricos da VWCO foi confirmada.
Venda dos 100 primeiros caminhões elétricos da VWCO foi confirmada.
04/11/2020 às 12:00

A venda do primeiro lote de 100 unidades de caminhões elétricos da Volkswagen Caminhões e Ônibus foi confirmada. A primeira empresa a testar o modelo e-Delivery foi a Ambev, dona e distribuidora de bebidas das marcas Skol, Brahma, Antarctica e Guaraná. A produção começa em março e o início das entregas está programado para junho de 2021, quando os veículos começarão a operar no transporte de bebidas em São Paulo e Rio de Janeiro.

Em 2018 a Ambev fez uma encomenda com a VWCO com a intenção de compra de 1.600 caminhões elétricos, porém o modelo e-Delivery ainda estava em fase inicial de testes. Com isso, a empresa recebeu uma unidade do protótipo e-Delivery 4x2 de 11 toneladas de PBT, que rodou por 30 dias. Depois, recebeu outro caminhão elétrico, o protótipo do modelo e-Delivery 6x3 de 13 toneladas, que rodou na frota da empresa por mais de um ano.

Foram mais de 30 mil quilômetros em testes de engenharia e condições reais de operação na capital paulista. Nesse período, mais de 22 toneladas de CO² deixaram de ser emitidas e 6,5 mil litros de diesel foram economizados. Os caminhões podem chegar até 200 quilômetros de autonomia, de acordo com a aplicação e configuração do veículo.


A VWCO investiu R$ 110 milhões na nova linha de produção de seus caminhões elétricos, incluindo uma planta-laboratório para testar todos os processos de manufatura do novo caminhão.

A empresa contará com oito empresas fornecedoras para compor o e-Consórcio, modelo de manufatura criado pela montadora e fornecedores para produzir o caminhão elétrico.

O e-Delivery será produzido em grande escala a partir de março de 2021 no Centro de Desenvolvimento e Produção da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ).

“Comprovamos que novas fontes de energia por meio de soluções viáveis e concretas já se tornaram realidade com a chegada do e-Delivery, que foi testado e aprovado com excelentes resultados nas ruas de São Paulo, uma das maiores capitais do mundo. Essa iniciativa entra para a história da indústria automotiva mundial, pois somamos forças para viabilizar a produção dos primeiros caminhões elétricos desenvolvidos e feitos no Brasil”, celebra Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.


A VWCO e a Ambev estimam que os 100 caminhões movidos a bateria deixarão de emitir cerca de 1.540 toneladas de CO² na atmosfera e, aproximadamente, 583 mil litros de diesel serão economizados no primeiro ano de operação.

O plano é que os veículos sejam recarregados em uma das 48 usinas solares que a Ambev está implementando nos seus Centros de Distribuição (CDDs) espalhados pelo Brasil. O caminhão é recarregado com 100% de energia vinda de fontes limpas, como solar, eólica e 43% que provém do próprio sistema regenerativo de freios do veículo.


“A parceria é um marco histórico para ambas as empresas: além de ser um dos maiores acordos do mundo, a inovação está sendo desenvolvida aqui no Brasil. E estamos abertos a compartilhar a tecnologia e os aprendizados que tivemos. Se outras empresas tiverem interesse em também ter uma frota de caminhões mais sustentável, todo mundo ganha, principalmente o planeta e o meio ambiente”, afirma Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de sustentabilidade e suprimentos da Ambev.





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Fonte: Automotive Business


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