Foto: Volkswagen
Na segunda-feira (08/06) se iniciou a produção do novo veículo da Volkswagen, o VW Nivus. Além do pioneirismo de ser o primeiro modelo da empresa desenvolvido no Brasil e que será produzido e comercializado no mercado europeu; inaugurar a nova central de infotainment VW Play – uma nova era em conectividade, streaming e serviços -; o VW Nivus também quebra o paradigma de ser desenvolvido sem a necessidade de um protótipo físico em nenhuma de suas fases, ou seja, foi concebido de forma 100% digital.
"Hoje damos início à produção do VW Nivus e somos os primeiros do Grupo VW a desenvolver um projeto 100% digital. Com isso, diminuímos o tempo do projeto em 10 meses, ao realizar testes e validações virtualmente, e tornamos os processos mais eficazes e com significativa redução de custos", enfatiza Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina.
A fabricação do novo VW Nivus será na fábrica da Anchieta em São Bernardo do Campo/SP, que já produz o VW Polo e VW Virtus em sua Estratégia Modular MQB – um dos mais modernos conceitos para produção de veículos. Foram adquiridos 419 novos equipamentos, sendo que destes 90 são robôs; parte destes robôs conta com a nova tecnologia de ponta VASS6, alinhada com a indústria 4.0, que permite maior precisão e mais segurança; e ampliação de mais de 24 mil metros quadrados de área, totalizando cerca de 105 mil metros quadrados. Os investimentos chegam a R$ 7 bilhões.
Também foi instalada uma nova prensa “Extra Large” na Estamparia, capaz de ampliar a produção de peças em até quatro vezes por minuto, bem como reduzir custos em função da eficiência energética dos equipamentos.
No Laboratório de Protótipo Virtual, localizado na fábrica VW Anchieta, é utilizado recursos tecnológicos como realidade virtual e realidade aumentada para otimizar o desenvolvimento de novos produtos, tornando o processo ainda mais eficaz. É utilizado também tecnologia de ponta para tornar reais os carros, como o VW Nivus. Prova de que a VW é movida pela inovação.
Por ser um projeto 100% digital, não foi necessário fazer um único protótipo físico para desenvolver o VW Nivus. Para efeito de comparação, no passado eram utilizados até 70 protótipos físicos. Com isso, só no Laboratório de Protótipo Virtual houve uma economia de 65% de custos em relação a projetos anteriores e, em função da tecnologia, foi possível que mais de 70% das simulações ocorressem no Brasil virtualmente (Ex: Segurança Veicular, Acústica, Plataforma e outros).
Foto: Volkswagen
Desde o início do projeto, o trabalho conjunto dos times de Design e Produção permitiu que o design do VW Nivus fosse se adaptando às necessidades da linha de montagem, tudo isso de forma virtual, sem prejuízo ao desenho planejado para o modelo.
"Destaco o comprometimento das equipes em seguir o cronograma e manter o lançamento em meio à pandemia, pois mesmo durante a suspensão de atividades, um grupo de empregados permaneceu na fábrica focado no projeto Nivus - respeitando os novos protocolos de higiene e saúde - para cumprir o programa pré-estabelecido e, mesmo no retorno da produção, o Nivus continuou sendo o foco principal de todos", afirma Mario Rodrigues, diretor da Unidade de Produção da Volkswagen Anchieta.
Para colocar em prática a produção do VW Nivus, os empregados passaram por treinamentos que acumularam mais de seis mil horas.
O VW Nivus foi desenvolvido no Brasil, será exportado para países da América Latina e produzido no ano que vem na Europa, especificamente em Pamplona, na Espanha. Isso é possível graças aos sistemas interligados entre os dois países que facilitam a troca de informação sobre o produto. Cerca de 30 pessoas do time da Espanha estão envolvidas no projeto e parte delas têm visitado as instalações no Brasil para conhecer de perto o desenvolvimento do Nivus como experiência para fabricação na Europa.
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