Notícia
VW Nivus - O primeiro projeto 100% Digital da Volkswagen.
VW Nivus - O primeiro projeto 100% Digital da Volkswagen.
09/06/2020 às 11:28


Foto: Volkswagen


Na segunda-feira (08/06) se iniciou a produção do novo veículo da Volkswagen, o VW Nivus. Além do pioneirismo de ser o primeiro modelo da empresa desenvolvido no Brasil e que será produzido e comercializado no mercado europeu; inaugurar a nova central de infotainment VW Play – uma nova era em conectividade, streaming e serviços -; o VW Nivus também quebra o paradigma de ser desenvolvido sem a necessidade de um protótipo físico em nenhuma de suas fases, ou seja, foi concebido de forma 100% digital.

"Hoje damos início à produção do VW Nivus e somos os primeiros do Grupo VW a desenvolver um projeto 100% digital. Com isso, diminuímos o tempo do projeto em 10 meses, ao realizar testes e validações virtualmente, e tornamos os processos mais eficazes e com significativa redução de custos", enfatiza Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina.

 


Investimentos na Produção


A fabricação do novo VW Nivus será na fábrica da Anchieta em São Bernardo do Campo/SP, que já produz o VW Polo e VW Virtus em sua Estratégia Modular MQB – um dos mais modernos conceitos para produção de veículos. Foram adquiridos 419 novos equipamentos, sendo que destes 90 são robôs; parte destes robôs conta com a nova tecnologia de ponta VASS6, alinhada com a indústria 4.0, que permite maior precisão e mais segurança; e ampliação de mais de 24 mil metros quadrados de área, totalizando cerca de 105 mil metros quadrados. Os investimentos chegam a R$ 7 bilhões.

Também foi instalada uma nova prensa “Extra Large” na Estamparia, capaz de ampliar a produção de peças em até quatro vezes por minuto, bem como reduzir custos em função da eficiência energética dos equipamentos.

 


Laboratório Digital

 

No Laboratório de Protótipo Virtual, localizado na fábrica VW Anchieta, é utilizado recursos tecnológicos como realidade virtual e realidade aumentada para otimizar o desenvolvimento de novos produtos, tornando o processo ainda mais eficaz. É utilizado também tecnologia de ponta para tornar reais os carros, como o VW Nivus. Prova de que a VW é movida pela inovação.

Por ser um projeto 100% digital, não foi necessário fazer um único protótipo físico para desenvolver o VW Nivus. Para efeito de comparação, no passado eram utilizados até 70 protótipos físicos. Com isso, só no Laboratório de Protótipo Virtual houve uma economia de 65% de custos em relação a projetos anteriores e, em função da tecnologia, foi possível que mais de 70% das simulações ocorressem no Brasil virtualmente (Ex: Segurança Veicular, Acústica, Plataforma e outros).

 


Foto: Volkswagen

 

Trabalho em Equipe


Desde o início do projeto, o trabalho conjunto dos times de Design e Produção permitiu que o design do VW Nivus fosse se adaptando às necessidades da linha de montagem, tudo isso de forma virtual, sem prejuízo ao desenho planejado para o modelo.

"Destaco o comprometimento das equipes em seguir o cronograma e manter o lançamento em meio à pandemia, pois mesmo durante a suspensão de atividades, um grupo de empregados permaneceu na fábrica focado no projeto Nivus - respeitando os novos protocolos de higiene e saúde - para cumprir o programa pré-estabelecido e, mesmo no retorno da produção, o Nivus continuou sendo o foco principal de todos", afirma Mario Rodrigues, diretor da Unidade de Produção da Volkswagen Anchieta.

Para colocar em prática a produção do VW Nivus, os empregados passaram por treinamentos que acumularam mais de seis mil horas.

 


Desenvolvido no Brasil, produzido na Europa.


O VW Nivus foi desenvolvido no Brasil, será exportado para países da América Latina e produzido no ano que vem na Europa, especificamente em Pamplona, na Espanha. Isso é possível graças aos sistemas interligados entre os dois países que facilitam a troca de informação sobre o produto. Cerca de 30 pessoas do time da Espanha estão envolvidas no projeto e parte delas têm visitado as instalações no Brasil para conhecer de perto o desenvolvimento do Nivus como experiência para fabricação na Europa.




Gostou do conteúdo? Siga a gente no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo!

*/