Notícia
9 ferramentas ESSENCIAIS para a sua oficina mecânica.
9 ferramentas ESSENCIAIS para a sua oficina mecânica.
27/08/2020 às 12:00

Você deseja montar ou já tem uma oficina mecânica montada?


Ter ferramentas certas ajuda a executar as tarefas mais difíceis, diminui o tempo em que os veículos dos clientes ficam parados esperando o concerto e permite que o trabalho seja realizado com muito mais eficácia.

Com isso, listamos para você 9 ferramentas automotivas essenciais para ter em sua oficina e pedimos a sua ajuda. Se fosse para adicionar mais uma ferramenta em nossa lista, qual ferramenta você incluiria? Comente para a gente no final da notícia.



1 – KIT ALICATE


Os alicates são fundamentais para realizar procedimentos simples em sua oficina. Deixe-os sempre próximos às chaves e outras ferramentas, para que estejam sempre em mãos.

É ideal que sejam utilizados alicates específicos para cada função, como alicates para descascar fiações, realizar cortes ou torções em cabos, facilitar o desaperto de porcas, e outros fins específicos, que devem ser destinados somente para suas funções.



2 – CONJUNTO DE CHAVES


Chave inglesa, chave allen, chave de boca e chave de fenda são algumas ferramentas fundamentais que você deve ter em sua oficina, todas em diferentes diâmetros e tamanhos.

A qualidade do produto também é muito importante, garantindo durabilidade dos jogos e economizando dinheiro, aumentando o tempo entre as suas substituições.

Deve ser levado em consideração também os tipos de serviços a serem executados na oficina mecânica. Por exemplo: O trabalho de compressão de molas exige um conjunto de chaves especiais para essa finalidade. Caso isso não ocorra, o resultado final de uma regulagem ou reparo pode se perder com o tempo, prejudicando a credibilidade da sua oficina.



3 - ELEVADORES AUTOMOTIVOS


Comparado a antigamente, quando se usava fossos que davam acesso à parte inferior de veículo, intervir sob o carro ficou muito mais fácil e prático com a adoção dos elevadores automotivos.

Além da impressão estética que a ferramenta provoca para os clientes, a sua oficina ganha mais espaço quando fechada, já que podemos deixar um carro suspenso e outro sob ele.



4 - TORQUÍMETROS


Esse equipamento tem a função de mostrar a força que o mecânico utiliza para apertar ou afrouxar determinado parafuso. Para evitar ajustes fortes ou fracos demais, as montadoras de veículos têm especificado nos manuais mecânicos os valores dos torques a serem aplicados nas mais diversas peças do carro.



5 – MACACOS HIDRÁULICOS


Os macacos hidráulicos são equipamentos práticos de manusear e de extrema importância. Ele permite suspender determinada parte do veículo sem a necessidade de que o carro inteiro fique no ar.

Geralmente, os macacos hidráulicos são utilizados para reparos mais simples, como: conserto em rodas, amortecedores, troca de pneus, entre outros.



6 – GUINCHO HIDRÁULICO


O guincho hidráulico facilita a tarefa de pegar algo pesado do veículo, mas, ao contrário do macaco hidráulico, que faz o seu trabalho de baixo para cima, o guincho efetua o seu trabalho de cima para baixo, facilitando a retirada de um motor, por exemplo.

Existem modelos de guinchos hidráulico fixos, que proporcionam maior segurança, e também alguns modelos que se movimentam por meio de rodinhas, tendo a vantagem de não precisar de uma estação de trabalho para que a retirada do motor seja realizada, evitando espera, movimentação de veículos dentro da oficina e atrasos indesejados.


 

7 – MANÔMETROS


A função do manômetro é verificar anomalias ou irregularidades nos itens do carro que precisam de pressão para trabalhar, como os sistemas de freios, motor, arrefecimento e combustível. É essencial ter um manômetro por perto para ter um diagnóstico preciso sobre esses itens.



8 – SCANNER AUTOMOTIVO


O scanner automotivo trabalha comparando uma série de parâmetros preestabelecidos em sistemas como a injeção eletrônica e os demais sensores de funcionamento do carro. Ele pode prever determinados problemas e ainda apontar as melhores opções de configurações.

Por conta da eletrônica instalada nos veículos atuais, criou-se a necessidade de se ter equipamentos capazes de realizar a leitura dos diversos modelos instalados nos veículos. Adquirir um scanner automotivo faz com que você realize diversos ajustes no automóvel e faça, com precisão, um diagnóstico das falhas e desempenho esperado para o carro.



9 – ALINHADOR DE DIREÇÃO


A instalação de um alinhador de direção, como o próprio nome já diz, faz com que você realize os serviços de alinhamento automotivo, ajustando os ângulos das rodas do veículo (caster, cambagem e divergência).

Você também pode pensar em um equipamento de balanceamento de rodas para realizar os dois serviços em sua oficina. Esses dois equipamentos juntos pode ser um grande diferencial para o seu negócio diante os concorrentes, te proporcionando maiores ganhos.

 


Investir nas ferramentas mais baratas pode significar a necessidade de gastos inesperados ao longo do tempo, por isso, pesquise as melhores opções do mercado antes de fazer sua aquisição.

 


Agora é com você. Qual item adicionaria em nossa lista? Comente para a gente:




Matérias relacionadas:

6 serviços essenciais que não podem faltar em sua oficina mecânica.




Gostou do conteúdo? Siga a gente no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo!
Fonte: Emaster

*/