Notícia
Vai montar ou já tem uma oficina mecânica montada? Não deixe de ler essa matéria.
Vai montar ou já tem uma oficina mecânica montada? Não deixe de ler essa matéria.
20/08/2020 às 12:00

Por serem muito procurados pelas pessoas, alguns serviços automotivos devem ser oferecidos em sua oficina mecânica com o objetivo de melhorar o atendimento ao cliente e entregar sempre algo a mais, representando um diferencial importante frente a concorrência.

Os serviços mais comuns que encontramos são os reparos, sejam eles de menor dimensão ou mais complexos, no entanto a compra de peças para motor, produtos (por exemplo, pneus e baterias) e a troca de óleo chamam a atenção do seu cliente, afinal, são serviços extremamente necessários para um bom funcionamento do veículo.

Para melhorar os resultados da sua oficina, listamos para você alguns dos principais e mais procurados serviços automotivos. Confira:



1 – Revisões


No caso de veículos novos, geralmente os motoristas levam as concessionárias autorizadas, por conta da garantia do fabricante do veículo. No entanto, as oficinas mecânicas se tornam uma opção viável e interessante para veículos usados ou mais antigos.

Apesar de muitos checarem com frequência alguns itens de funcionamento do seu carro na própria garagem, uma revisão geral no carro previne eventuais problemas e prolonga a vida útil do veículo. Esse serviço é importante e muito procurado, pois, é com ele que ocorre um real diagnóstico sobre o veículo.



2 – Manutenções Preventivas


É comum que os motoristas mais cuidadosos chequem algumas peças com mais frequência, já que elas se desgastam com mais facilidade, porém, nem todos os motoristas fazem isso.

Verificar o nível de óleo e água do radiador assim como o estado dos filtros de ar, combustível e óleo são alguns exemplos de serviços de atenção com a manutenção preventiva que a sua oficina mecânica precisa aderir.



3 – Troca de Óleo


O óleo serve para limpar e lubrificar as superfícies internas do motor, dando devido funcionamento ao mesmo. Sem ele o motor não funciona.

Não há um tempo exato estimado para a sua troca. Recomenda-se que a sua troca seja feita a partir dos 10 mil quilômetros rodados, mas esse número pode variar dependendo da direção do condutor e da pista.

Sua checagem deve ser realizada com o veículo desligado por, no mínimo, cinco minutos e em uma superfície plana durante o abastecimento ou nas revisões.



4 – Alinhamento e Balanceamento


Por se tratar de um serviço periódico, o alinhamento e balanceamento do veículo representam uma parcela de faturamento garantida, além de não demandarem muito tempo para ser executados. Apesar da concorrência ser grande, um atendimento diferenciado é capaz de assegurar a fidelização do cliente. Então, investir em equipamentos nessa área pode gerar um retorno significativo para a sua oficina.



5 – Reparos


As colisões estão cada vez mais comuns e frequentes por conta do transito cada vez mais caótico nas cidades. Dessa forma, um dos principais serviços das oficinas mecânicas são os reparos automotivos.

Oferecer esse tipo de conserto é de um grande diferencial para a sua oficina. Desde pequenos amassados ou riscos, chamados de “martelinhos de ouro”, até outros mais complexos que demandam um tempo maior, como a substituição de uma peça, por exemplo.



6 – Venda de Produtos e Peças


Alguns itens devem ser obrigatoriamente trocados depois de algum tempo de uso e revender esses produtos é algo bastante lucrativo.

Um exemplo disso são os pneus, que podem furar e se desgastar com o tempo de uso. Lembre-se: Dirigir com os pneus em mau estado compromete a segurança e pode gerar multas.

Alguns itens também são bastante procurados pelos clientes, como calotas, óleos lubrificantes, líquidos de arrefecimento, entre outros. Pesquisar sobre quais são os itens mais vendidos no mercado e disponibilizá-lo em sua oficina pode te trazer um retorno significativo.

 

Vale ressaltar a importância de você praticar um preço justo em todos os serviços que sua oficina oferece. Uma boa divulgação, principalmente no digital, é essencial para se destacar entre os concorrentes.



Qual serviço essencial você adicionaria em nossa lista? Comente abaixo:





Matérias relacionadas:

Manutenção Preventiva = ECONOMIA.





Gostou do conteúdo? Siga a gente no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo!
Fonte: Sulbox